Sim, a taxa SELIC pode influenciar o comércio exterior de várias maneiras, especialmente na experiência do custo de financiamento das operações de comércio exterior. A SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira e é definida pelo Banco Central como uma forma de controlar a alavancagem e estimular o crescimento econômico. Quando a taxa SELIC está alta, o custo do dinheiro fica mais caro, o que pode afetar o comércio exterior de diversas formas, veja abaixo.
– Encarecimento do crédito
A alta da taxa SELIC pode resultar em um aumento do custo do crédito, o que pode desestimular a realização de operações de comércio exterior que dependam de financiamento bancário.
– Valorização do câmbio
A alta da taxa SELIC pode levar a uma valorização do real em relação a outras moedas, o que pode tornar os produtos brasileiros mais caros no mercado internacional e reduzir a competitividade das exportações brasileiras.
– Redução das taxas SELIC pode tornar mais caros os produtos importados, o que pode reduzir a demanda por esses produtos e, consequentemente, diminuir a diferença.
– Impacto sobre a balança comercial
Se a taxa SELIC estiver alta e o custo do financiamento for elevado, pode haver uma redução na quantidade de transações de comércio exterior, o que pode impactar o funcionamento do saldo da balança comercial.
Em resumo, a taxa SELIC pode afetar significativamente o comércio exterior do Brasil, principalmente no que se refere ao custo de financiamento das operações. Conte com a gente, somos assessores cambiais e temos um time de especialista para te auxiliar. (11) 94069.7370.
Consultor Câmbio / ROF / IED na Axis Câmbio