O que é a Swift e os impactos da remoção da Rússia do sistema

O que é a Swift

Sediada e gerida na Bélgica, a Swift foi criada por americanos e europeus em 1973 e reúne hoje 11 mil instituições financeiras conectadas em mais de 200 países. Na prática, ele funciona como um sistema de mensagens em tempo real que permite que os bancos e as empresas informem uns aos outros sobre os pagamentos que serão realizados e já foram recebidos. Só no ano passado, mais de 42 milhões de mensagens foram trocadas por dia. O objetivo do consórcio é garantir que os usuários em todo o mundo se comuniquem de forma rápida e segura. Vale reforçar que o mecanismo não é um sistema de pagamentos e sim um serviço de mensagens.

Retaliação

Em retaliação à invasão da Rússia na Ucrânia, líderes do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7) disseram no domingo (27/02) que aliados ocidentais decidiram cortar “certos bancos russos” do sistema mundial de comunicação interbancária chamado Swift.

Consequências da expulsão da Rússia

A remoção da Rússia da Swift bloqueia os bancos russos de viabilizar pagamentos em suas transações comerciais. Como o país é um grande exportador de petróleo e gás natural para a União Europeia, muitos países que dependem desse fornecimento serão impactados.

A maior implicação é que as empresas de outros países também ficam impedidas de fazer negócios com a Rússia, ou seja, há efeitos colaterais para as economias e o sistema financeiro global.

Preocupações

Alguns países relutaram em cortar o acesso da Rússia à rede de transferência interbancária devido a preocupações sobre como os pagamentos das importações de energia russa seriam feitos e se os credores da UE seriam pagos.

Fonte: Reuters

A Axis Câmbio

Somos especialistas em câmbio e representamos várias instituições autorizadas pelo Banco Central. Sabemos os impactos dessa decisão e estamos atentos ao mercado para cuidar do seu negócio com informações de qualidade, eficiência e transparência.

Contem com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *