1- Como receber pagamento internacional por prestação de serviço?
No caso da prestação de serviços para o exterior é necessário ter um documento comercial chamado invoice para realizar as operações e dependendo do valor, é necessário também o contrato entre as partes. A emissão das invoices internacionais é de responsabilidade da pessoa física ou empresa que presta o serviço. Para quem presta consultorias internacionais, por exemplo, emitir invoice é um procedimento de rotina. Para que uma prestadora de serviços possa receber um pagamento internacional, os passos são: cadastro da empresa junto a instituição autorizada a operar câmbio, envio da documentação solicitada e, após sua aprovação, o fechamento de câmbio e liquidação.
2 – Por que fazer a operação com uma corretora de câmbio?
Entre as principais razões estão a segurança e a tranquilidade para você continuar focado no desenvolvimento do seu negócio em vez de se preocupar com questões burocráticas relativas ao recebimento do pagamento internacional. Corretoras de câmbio geralmente possuem atendimento especializado, com assistência em todo o processo da operação.
3 – Quais são os documentos necessários para receber pagamento internacional?
Para receber pagamentos internacionais, é preciso se atentar aos documentos necessários para registrar e efetuar a operação. Os documentos exigidos mudam de acordo com a natureza da operação. Nas operações que envolvem prestação de serviços, como recebimento de salário do exterior ou consultoria, somente a invoice e o contrato entre as partes é necessário.
Para operações de aporte de investimento estrangeiro é necessário o contrato firmado entre as instituições e o Registro Declaratório de Investimento Estrangeiro (RDE-IED). Já para operações de empréstimo internacional são necessários o contrato de empréstimo e o Registro de Operações Financeiras (ROF).
E por fim, para as operações de exportação de produtos são necessários a emissão da invoice e da Declaração Única de Exportação (DUE), que geralmente contém as informações da natureza aduaneira de exportação.
4 – Remessas internacionais para pessoas físicas: como receber salário do exterior?
O melhor momento para o fechamento de câmbio pode ser sugerido pelo especialista da corretora de câmbio, mas a data do pagamento da remessa internacional deve ser combinada previamente com o empregador.
5 – Qual o melhor momento para fazer o fechamento de câmbio?
A natureza das operações de câmbio compreende a oscilação do valor de uma moeda em relação à outra. Por isso, muitas pessoas se perguntam qual o melhor momento para fazer o fechamento de câmbio, ou seja, a janela de oportunidade mais vantajosa para a conversão de moedas entre o cliente e o banco de câmbio, viabilizando a remessa internacional.
O fechamento de câmbio é autorizado depois que toda a documentação solicitada pela corretora é aprovada, e é possível entrar em um acordo sobre a melhor data para a compra de moeda estrangeira.
A Axis tem mais de duas décadas de experiência no mercado cambial e conta com uma equipe especializada na área. Agimos com transparência e segurança em todos os processos e temos certeza que podemos te ajudar! (11) 94069.7370.
Consultor Câmbio / ROF / IED na Axis Câmbio